Guia conferencista? O que é isso?
- liviafrossard
- 27 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Muito prazer, sou a Lívia, guia conferencista credenciada pelo Ministério da Cultura da França.
Mas, o que significa isso? Deixe-me explicar.
Aqui na França existem muitas regras que regem as atividades ligadas ao turismo. Por exemplo, é preciso um droit de parole para guiar nos museus. O site do museu do Louvre diz que é regulamentado o “direito de expressão”, ou seja, o ato de comentar as obras perante o público nas salas do museu. Apenas os guias certificados pelo governo francês têm direito ao droit de parole, ou seja, podem apresentar as obras de arte nos museus. Em alguns museus, é necessário pagar uma taxa para exercer o droit de parole, mesmo que se esteja guiando apenas uma pessoa. Já em outros museus, a taxa só é paga a partir de um certo número de pessoas.
Para conseguir a certificação, eu fiz um curso de dois anos, com uma carga horária similar a um curso de pós-graduação. No final, apresentei um mémoire (como uma monografia), um projeto em grupo e arguições orais nas línguas em que pretendia guiar: espanhol, francês e inglês. Fui isenta do português por ser minha língua materna.
Foram dois anos de muito estudo, com um grande foco em história da França e história da arte. Acabou ali? Não. Eu continuo fazendo diversos cursos, assistindo a seminários, podcasts, aulas online... Acabei de fazer um curso sobre Van Gogh, por exemplo. E estou estudando Louis XIV e Napoleão Bonaparte sem parar. Trata-se de uma profissão em que não podemos parar de estudar jamais.
Mesmo assim, valeu e continua valendo a pena. Cada sorriso, cada momento de descoberta num museu me confirma que valeu a pena.

Parabéns pelo belo percurso!